O ex-jogador Picolé esteve no Museu Esportivo de Maringá no dia 13 de julho de 2018. Morando atualmente em Curitiba e trabalhando como observador técnico do Clube Atlético Paranaense, Picolé veio a Maringá e em cidades da região para cumprir compromissos profissionais. Na cidade, ele se encontrou com Sebastião Braz Palma, o Tião Rivelino, seu amigo desde os tempos em que atuou no Grêmio de Esportes Maringá, em 1984. Tião Rivelino o convidou para conhecer o Museu Esportivo, sendo recepcionado pelo diretor Antonio Roberto de Paula.
Picolé, nascido na cidade paulista de Pirajuí em 29 de janeiro de 1956, foi registrado com o nome de José Ricardo Manoel. Ele conta que nem mesmo sua mãe o chama pelo nome e sim pelo apelido. E qual a razão do apelido? Ele diz que, infantil ainda no Noroeste de Bauru, comprou três sorvetes antes de entrar no campo para treinar e não teve tempo de terminar de chupar antes da bola começar a rolar. O treinador foi chamá-lo e gritou: 'Ô do picolé'. Os outros garotos começaram a brincar com ele chamando-o de Picolé. 'Quanto mais bravo eu ficava, mais o apelido colava', comentou, sorridente.
Ele jogou no Palmeiras entre 1976, ano em que foi campeão paulista, e 1979. E além do Grêmio Maringá, atuou Atlético Paranaense, Noroeste de Bauru, Portuguesa Santista e durante oito anos no Puebla do México, onde ficou amigo do técnico Muricy Ramalho, amizade que perdura até hoje.
Sobre sua passagem pelo Grêmio, um fato marcante foi ter sido escolhido em duas oportunidades como o artilheiro do Fantástico. Nos anos 1980, o programa Fantástico, da Rede Globo, escolhia o gol mais bonito do final de semana. O gol de bicicleta contra o Pinheiros e outro, de cobertura, contra o Cascavel, ambos no Willie Davids, foram os mais bonitos em dois domingos do Fantástico.
Na visita, Picolé se lembrou de outros fatos do seu tempo de jogador do Galo do Norte, comentou sobre seus antigos companheiros e prometeu retornar. De Paula presenteou Picolé com o livro 'Francisco Feio Ribeiro,a jornada de um obstinado', publicado em 2014, sobre o pioneiro maringaense que veio de Pirajuí, cidade onde nasceu o ex-jogador.
Seja o primeiro a comentar.
Texto de Reginaldo Benedito Dias, professor e historiador. Nota prévia: este texto foi publicado em O Diário do Norte, em 2011. Poderia tê-lo trazido até os dias de hoje, mas a análise se mantém atual. Os títulos conquistados pelo Londrina (2014) e pelo Operário (2015) não alteram a tendência descrita.
Recentemente, o caderno de esportes de “O Diário” realizou interessante reportagem sobre a
O Museu Esportivo de Maringá tem agora no seu acervo uma camisa oficial da Sociedade Esportiva do Gama, clube fundado em 15 de novembro de 1975, da cidade de Gama, no Distrito Federal. Com autógrafos de jogadores, campeões brasilienses de 2019, a peça foi doada pelo amigo do MEM, Amarildo Fernandes, delegado da Polícia Civil de Brasília e que já residiu em Maringá.
Ele esteve no centro de treinamento do clube no dia 21 de dezem
As equipes masters do Museu Esportivo Maringá estiveram na Praia da Enseada, São Francisco do Sul-SC, no dia 4 de setembro de 2021, diusputando o Torneio Gabriel Kara Neto com o time da casa e o Cometa, da cidade catarinense de Santo Amaro da Imperatriz. O time A do MEM venceu o torneio disputando a final com a Praia da Enseada, vitória nos pênaltis por 4 a 3. A excursão organizada por Adilson Fischer Bolinha e Valter de Souza PC, que teve dois ônibus c
Imagens do dia 9 de junho de 2024, Bosque 2, "Maringá Solidária em prol dos irmãos gaúchos" - Recebimento de donativos, corrida, ato ecumênico e apresentações musicais. Crédito das fotos: Ivan Amorim, Donizetinho e Paulo Polite.
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957