Lançamento do projeto “Parceiros do MEM” reuniu atletas de diferentes épocas e de diversas modalidades
Mais de noventa pessoas estiveram no Museu Esportivo na manhã do dia 11 de junho de 2019 para prestigiar o lançamento do “Parceiros do MEM”, projeto que tem o objetivo de buscar parcerias junto às empresas para o fortalecimento do Museu.
Atletas do futebol, futsal, basquete, vôlei, atletismo, xadrez e ginástica rítmica, homens e mulheres, de diferentes épocas, que defenderam Maringá em competições estaduais e nacionais compareceram, assim como ex-jogadores profissionais de clubes do Brasil e do Exterior, jornalistas, assessores de imprensa, dirigentes esportivos, profissionais liberais, funcionários públicos e empresários prestigiaram o evento coordenado pelos diretores do MEM, Antonio Roberto de Paula e Simone Labegalini.
Na oportunidade, houve a apresentação do selo “Parceiros do MEM”, criação do cartunista, artista plástico e ilustrador Luiz Carlos Altoé, o Kaltoé, um dos grandes colaboradores do Museu Esportivo, que também estava presente. De Paula agradeceu o apoio dos esportistas, lembrou dos colaboradores, enfatizando a importância dos amigos para a consolidação do MEM, que iniciou as atividades em 2014, primeiramente na internet, depois com as exposições itinerantes até a inauguração do espaço fixo em 30 de outubro de 2017. “O Museu Esportivo vive um novo momento. Avançamos muito nesses anos e agora vamos viabilizar novos projetos visando aumentar a representatividade. Para isso, buscamos novas parcerias”, disse De Paula.
Os secretários municipais Valmir Fassina, de Esportes e Lazer, e Miguel Fernando, da Cultura, também discursaram e, assim como das vezes anteriores em que estiveram no MEM, destacaram o trabalho de resgate da história esportiva de Maringá que vem sendo realizado e se colocaram à disposição no apoio ao projeto. Miguel Fernando, que foi um dos grandes incentivadores para a criação do MEM, parabenizou De Paula e os parceiros, afirmando: “São poucas as cidades que têm um espaço como este, que preserva a história do esporte. Quero deixar a nossa homenagem, nosso reconhecimento. Espero que este projeto dure por muitos anos. O que precisar da gente, De Paula, pode contar, porque é um projeto de fundamental importância para a cidade”.
Representando os atletas, discursaram Sérgio Abujanra e Glória Maria Camargo Soares Nakashima, que falaram da emoção de rever antigos amigos em um espaço histórico do esporte maringaense e reafirmaram a disposição de ser colaboradores do MEM.
O dia também foi de doação de peças para o Museu Esportivo. Doadores: Dirceu Herrero Gomes (revistas antigas), Vivaldo Souza Lima e a esposa Sonia Toyoshima (camisas de competições de atletismo e agasalhos das décadas de 1970, 80 e 90), Alex Santos (camisa da seleção japonesa, quadro e boné do Instituo Alex Santos), Jorge Fregadolli (quadro da equipe de futebol do Clube da Justiça de Maringá, 1994), Roderley Geraldo de Oliveira (camisas dos clubes cearenses Ferroviário, Ceará e Fortaleza), Guilherme Tadeu de Paula (copos e ingressos do NBA House 2019 e copo do time de basquete do São Paulo Futebol Clube), Silvio Carlos de Oliveira (camisa do Fussballclub, da Suíça) e Luiz Carlos Altoé (aparelhos antigos de TV e rebobinador de fita VHS). O grupo de mulheres ex-atletas presenteou o diretor do MEM, De Paula, com uma caixa personalizada contendo uma pasta de couro para apontamentos e um porta-canetas).
#museuesportivodemaringa
#amigosdomuseuesportivo
Seja o primeiro a comentar.
O Museu Esportivo de Maringá recebeu no dia 1º de fevereiro de 2020 a visita do major Lauri César Bittencourt, que foi jogador de futebol amador, atuando com destaque no meio-campo do time do 4º BPM, e o idealizador da prova Tiradentes.
Na ocasião, Lauri doou ao MEM um quadro dos selecionados máster do Brasil e de Maringá. A foto é do dia 9 de maio de 1993 no amistoso realizado no estádio Willie Davids, vencido pela sele&cce
O jogo histórico completa 53 anos
No dia 13 de fevereiro de 1966, o Grêmio Esportivo Maringá escrevia uma das mais belas páginas da história do futebol paranaense. No amistoso disputado no estádio Willie Davids, venceu a União Soviética por 3 a 2. Um resultado improvável. O time do interior do Paraná, com dois gols de Edgar Belizário e um de Luiz Roberto, derrotava o temido selecionado soviético do lend&
Equipe do Esporte Clube Operário, de Maringá, 1968, que disputou a Taça Paraná daquele ano. Foto enviada pelo amigo do Museu Esportivo de Maringá, Luiz Antonio Capelato, que atuava naquela equipe. A escalação: Valdinei, Édson, João Paulo, Velson, Toniquinho, Hélio Pelosi e Iracy Mochi (presidente);.
agachados: massagista Bebê Johnson, Capelato, Tião, Pudim, Léo de Paula e Sapit
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957