Lançamento do projeto “Parceiros do MEM” reuniu atletas de diferentes épocas e de diversas modalidades
Mais de noventa pessoas estiveram no Museu Esportivo na manhã do dia 11 de junho de 2019 para prestigiar o lançamento do “Parceiros do MEM”, projeto que tem o objetivo de buscar parcerias junto às empresas para o fortalecimento do Museu.
Atletas do futebol, futsal, basquete, vôlei, atletismo, xadrez e ginástica rítmica, homens e mulheres, de diferentes épocas, que defenderam Maringá em competições estaduais e nacionais compareceram, assim como ex-jogadores profissionais de clubes do Brasil e do Exterior, jornalistas, assessores de imprensa, dirigentes esportivos, profissionais liberais, funcionários públicos e empresários prestigiaram o evento coordenado pelos diretores do MEM, Antonio Roberto de Paula e Simone Labegalini.
Na oportunidade, houve a apresentação do selo “Parceiros do MEM”, criação do cartunista, artista plástico e ilustrador Luiz Carlos Altoé, o Kaltoé, um dos grandes colaboradores do Museu Esportivo, que também estava presente. De Paula agradeceu o apoio dos esportistas, lembrou dos colaboradores, enfatizando a importância dos amigos para a consolidação do MEM, que iniciou as atividades em 2014, primeiramente na internet, depois com as exposições itinerantes até a inauguração do espaço fixo em 30 de outubro de 2017. “O Museu Esportivo vive um novo momento. Avançamos muito nesses anos e agora vamos viabilizar novos projetos visando aumentar a representatividade. Para isso, buscamos novas parcerias”, disse De Paula.
Os secretários municipais Valmir Fassina, de Esportes e Lazer, e Miguel Fernando, da Cultura, também discursaram e, assim como das vezes anteriores em que estiveram no MEM, destacaram o trabalho de resgate da história esportiva de Maringá que vem sendo realizado e se colocaram à disposição no apoio ao projeto. Miguel Fernando, que foi um dos grandes incentivadores para a criação do MEM, parabenizou De Paula e os parceiros, afirmando: “São poucas as cidades que têm um espaço como este, que preserva a história do esporte. Quero deixar a nossa homenagem, nosso reconhecimento. Espero que este projeto dure por muitos anos. O que precisar da gente, De Paula, pode contar, porque é um projeto de fundamental importância para a cidade”.
Representando os atletas, discursaram Sérgio Abujanra e Glória Maria Camargo Soares Nakashima, que falaram da emoção de rever antigos amigos em um espaço histórico do esporte maringaense e reafirmaram a disposição de ser colaboradores do MEM.
O dia também foi de doação de peças para o Museu Esportivo. Doadores: Dirceu Herrero Gomes (revistas antigas), Vivaldo Souza Lima e a esposa Sonia Toyoshima (camisas de competições de atletismo e agasalhos das décadas de 1970, 80 e 90), Alex Santos (camisa da seleção japonesa, quadro e boné do Instituo Alex Santos), Jorge Fregadolli (quadro da equipe de futebol do Clube da Justiça de Maringá, 1994), Roderley Geraldo de Oliveira (camisas dos clubes cearenses Ferroviário, Ceará e Fortaleza), Guilherme Tadeu de Paula (copos e ingressos do NBA House 2019 e copo do time de basquete do São Paulo Futebol Clube), Silvio Carlos de Oliveira (camisa do Fussballclub, da Suíça) e Luiz Carlos Altoé (aparelhos antigos de TV e rebobinador de fita VHS). O grupo de mulheres ex-atletas presenteou o diretor do MEM, De Paula, com uma caixa personalizada contendo uma pasta de couro para apontamentos e um porta-canetas).
#museuesportivodemaringa
#amigosdomuseuesportivo
Seja o primeiro a comentar.
Texto de José Rezende, jornalista do Rio de Janeiro, do blog: www.albumdosesportes.blogspot.com
Na passagem dos 85 anos de Garrincha, no dia 18 de outubro de 2018, inserimos no texto a seguir, parte já publicada, importantes depoimentos que enriquecem a trajetória do nosso Mané. Nunca é demais, quando temos oportunidade, de lembrar de um personagem do mundo do futebol que proporcionou tanta alegria as plateias de diferentes
A Pedalada e Caminhada pelo Fim da Violência Contra a Mulher, realizada dia 9 de março de 2019, em Maringá, teve a participação dos amigos do Museu Esportivo de Maringá. O MEM foi convidado pelo casal amigo Tania Tait, organizadora do evento, e Luis Antonio, que foi zagueiro do Grêmio de Esportes Maringá. Apesar da chuva, o Museu Esportivo esteve muito bem representado com senhoras, senhores, jovens e adolescentes. Foi um sucesso! Gra&cced
Custódio André Neto - 01.08.1948 - 12.05.2019
Assista no Youtube o documentário "Histórias que a bola pesada contou" sobre os 50 anos do futsal de Maringá, do diretor Antonio Roberto de Paula.
Custódio foi autor do primeiro gol no ginásio de esportes Chico Neto, foi em 1976, Maringá contra Londrina.
Custódio André Neto, um dos grandes colaboradores do Museu Esportivo
Produtos foram destinados aos vicentinos da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe que estão fazendo a distribuição às famílias carentes cadastradas.
Foi encerrada nesta quinta-feira (29.04.21) a campanha do Museu Esportivo de Maringá em parceria com os Vicentinos da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe para a arrecadação de produtos de higiene pessoal e de limpeza para famílias carentes cadastradas. Iniciada n
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957