Ilivaldo Duarte e sua esposa Rosângela, residentes em Campo Mourão, fizeram uma visita ao Museu Esportivo de Maringá, sendo recepcionados pelos diretores Antonio Roberto de Paula e Simone Labegalini. Assessor de imprensa da Coamo, radialista e blogueiro (ilivaldoduarte.blogspot.com), Ilivaldo foi o idealizador e um dos fundadores da APA – Amigos Palmeirenses da Arcam (Associação Recreativa de Funcionários da Coamo), criada em 2003, que promove eventos de cunho social beneficiando entidades mourãoenses.
Ilivaldo é um apaixonado pelo esporte. Uma paixão que o tornou historiador, conhecendo como poucos a vida esportiva de Campo Mourão. Um conhecedor e ativo participante na divulgação e organização de jogos, competições e eventos de variadas modalidades esportivas.
Na visita, Ilivaldo e Rosângela, que apoia o marido nas atividades da APA, doaram ao Museu Esportivo de Maringá duas camisas da coleção de mais de 300 peças, que ocupa um cômodo inteiro da residência do casal, ainda com espaço para outras relíquias. Ainda, porque novas peças sempre chegam, principalmente às relacionadas ao seu clube de coração, o Palmeiras.
Foram doadas ao MEM a camisa verde e branca – evidentemente – da APA, com a dedicatória “A paixão é que nos move – O esporte faz a história – 31/07/18 – ilivaldo”, e a camisa da Associação Tagliari de Campo Mourão, o clube mais antigo da Federação Paranaense de Futsal, comandado pelos irmãos Tagliari, Carlão e Itamar, com a dedicatória: “Viva! Ao Museu Esportivo. Parabéns pela história – Mgá 31/07/18 – Ilivaldo Duarte”.
“Agradecemos a doação das camisas e a visita dos amigos Ilivaldo e Rosângela. O Museu é de Maringá, mas também é das demais cidades paranaenses, do Brasil e do mundo. Temos peças de muitos lugares e é isto que torna o MEM mais representativo, ampliando o interesse dos visitantes. Agora, Campo Mourão também está na história do nosso Museu”, disse De Paula.
Ilivaldo e Rosângela conheceram todas as dependências do MEM, pediram informações sobre as muitas relíquias distribuídas nas diversas salas, contaram fatos sobre a APA, do engajamento dos associados no intuito de ajudar entidades assistências, ressaltaram que o trabalho que realizam sempre conta com a Providência divina e prometeram fazer uma nova visita.
Seja o primeiro a comentar.
Equipes amadoras.
Caso você tenha informações (nome da equipe, ano e escalação), nos informe pelo e-mail museuesportivo@gmail.com. Grato.
Museu Esportivo de Maringá, o endereço da memória esportiva.
Aldi César Mertz levou um exemplar de 1973 da Folha do Norte do Paraná na Galinhada promovida prlo MEM e LFSM, dia 10 de julho, na sede campestre do Sindicato dos Bancários de Maringá. No jornal, o registro da vitória do time de futsal do Bamerindus de Maringá em amistoso contra o Nacional do Uruguai por 3 a 2. Ele e Osvaldo Luiz Patrão jogavam naquele time do Zé do Chapéu. Na foto: De Paula, Rui Mertz, Roderley, Aldi, Patrã
Português, meio-campista do Grêmio Esportivo Maringá, em 1968. Português Santos, que é nosso amigo, aqui no Museu Esportivo e no facebook, mora em Marabá, no Pará. A foto é do arquivo pessoal dele. .
O jornalista maringaense Luiz Fabretti, o Fabretåo nos anos 80, quando jogava no time do Posto F-1. Meia-direita de chute forte, ótimos lançamentos e lucidez nas finalizações. Tinha tudo pra ser profissional: camisa, calção e meias Nike e chuteiras da Adidas.
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957