O pesquisador maringaense José Carlos Cecílio tem sido um dos grandes incentivadores do Museu Esportivo de Maringá. Morando em São Paulo, Cecílio é um garimpeiro de antiguidades, em especial das relacionadas a Maringá e, com a instalação do MEM, ele tem feito doações de material esportivo do seu precioso acervo.
No ano passado, Cecílio doou ingressos antigos de jogos realizados no estádio do Maracanã, inclusive um da Copa do Mundo de 1950, das Copas de 1970, 1982 e 2014, volantes antigos da Loteria Esportiva, além de revistas, jornais e catálogos . Canecas, brindes e outras lembranças também foram entregues pelo nosso amigo pesquisador, pertencente a família pioneira, que se estabeleceu no Maringá Velho. A paixão de Cecílio pela sua cidade e o seu povo o leva a apoiar todas as manifestações de cunho histórico-cultural realizadas, como é o caso do Museu Esportivo de Maringá.
Neste mês, o nosso amigo fez mais uma importante doação. Desta vez, internacional: a belíssima réplica de uma bola centenária do futebol inglês. Bola do Southampton FC, clube fundado em 1885, da cidade de Southampton. O diretor do Museu Esportivo de Maringá, Antonio Roberto de Paula, se encontrou com Cecílio no famoso Bar do Zé, na esquina das avenidas Caxias e Neo Alves Martins, quando recebeu a bola inglesa. Presentes no encontro os amigos Antero Rocha e Amilcar Machado Profeta.
Agradecemos o apoio de José Carlos Cecílio, o incentivo e a confiança por nos tornar guardiões de tão preciosas relíquias esportivas. O MEM se torna cada dia mais representativo graças aos muitos amigos doadores e divulgadores deste trabalho da memória do esporte.
Seja o primeiro a comentar.
Galeria completa das Fotos do Lançamento de "Maringá Futebol Memória" na Casa de Bamba
Voa, Canarinho, voa. O disco do Júnior, lateral esquerdo do Brasil na Copa do Mundo de 1982. A música é terrível de ruim, (o Júnior como cantor foi um excelente jogador), mas fez um sucesso danado antes e durante aquele Mundial. Se o Brasil tivesse vencido íamos ter que aguentar a cantoria por muito mais tempo.
#museuesportivodemaringa #amigosdomuseuesportivo
Visitantes no MEM no dia 4 de dezembro de 2017 na nossa sede, rua Pioneiro Domingos Salgueiro, nº 1415, Jardim Guaporé. Com o apoio da ACIM (Associação Comercial e Empresarial de Maringá), recebemos grandes nomes do esporte nacional e amigos apoiadores: professor Vicente Pimentel Dias (professor de educação física, nome histórico do atletismo de Maringá, do Paraná e de grandes marcas no país), Vanderlei Cor
Destaque para a tentativa dos políticos da época, apoiados pela grande maioria da imprensa, de mudar o nome do Estádio Willie Davids e do ginásio de esportes Chico Neto para Canetão e Canetinho, respectivamente, ou Canezão e Canezinho, para homenagear Jaime Canet Júnior (1925-2016), governador biônico do Paraná entre 15 de março de 1975 e 15 de março de 1979. Bem que tentaram.
#museuesportivodemaringa
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957