O pesquisador maringaense José Carlos Cecílio tem sido um dos grandes incentivadores do Museu Esportivo de Maringá. Morando em São Paulo, Cecílio é um garimpeiro de antiguidades, em especial das relacionadas a Maringá e, com a instalação do MEM, ele tem feito doações de material esportivo do seu precioso acervo.
No ano passado, Cecílio doou ingressos antigos de jogos realizados no estádio do Maracanã, inclusive um da Copa do Mundo de 1950, das Copas de 1970, 1982 e 2014, volantes antigos da Loteria Esportiva, além de revistas, jornais e catálogos . Canecas, brindes e outras lembranças também foram entregues pelo nosso amigo pesquisador, pertencente a família pioneira, que se estabeleceu no Maringá Velho. A paixão de Cecílio pela sua cidade e o seu povo o leva a apoiar todas as manifestações de cunho histórico-cultural realizadas, como é o caso do Museu Esportivo de Maringá.
Neste mês, o nosso amigo fez mais uma importante doação. Desta vez, internacional: a belíssima réplica de uma bola centenária do futebol inglês. Bola do Southampton FC, clube fundado em 1885, da cidade de Southampton. O diretor do Museu Esportivo de Maringá, Antonio Roberto de Paula, se encontrou com Cecílio no famoso Bar do Zé, na esquina das avenidas Caxias e Neo Alves Martins, quando recebeu a bola inglesa. Presentes no encontro os amigos Antero Rocha e Amilcar Machado Profeta.
Agradecemos o apoio de José Carlos Cecílio, o incentivo e a confiança por nos tornar guardiões de tão preciosas relíquias esportivas. O MEM se torna cada dia mais representativo graças aos muitos amigos doadores e divulgadores deste trabalho da memória do esporte.
Seja o primeiro a comentar.
Nosso amigo do Museu Esportivo, Amilcar Machado Profeta, primeiro secretário municipal de Esportes da história de Maringá (1977-80) doou fotografias de equipes maringaenses nos Jogos Abertos do Paraná de 1980, realizados em Apucarana, quando a Cidade Canção foi campeã geral. Um documento importante de resgate e homenagem aos que marcaram seu nome no esporte local. Profeta foi atleta de basquete e handebol, defendendo Maringá durante d&ea
O amigo-parceiro-apoiador-pesquisador José Carlos Cecílio, que veio fazer uma visita ao Museu Esportivo. E, como sempre, trouxe preciosidades para o nosso acervo que está chegando a 3.500 itens.
Hoje, uma relíquia do Maringá Velho, bairro que o amigo JC Cecílio conhece como a palma da mão. Lá ele nasceu, na avenida Brasil, e agora se encarrega de contar uma bela história de um lugar com mais de 80 anos.
A
Descanse em paz, Osmar Braguin, apaixonado esportista, parceiro do Museu Esportivo de Maringá.18 de fevereiro de 2021, um dia muito triste para o Museu Esportivo de Maringá. Nosso amigo do Museu Esportivo, Osmar Braguin, dono da Perfimar, empresa que formou grandes times no futebol amador de Maringá, e foi presidente do Grêmio Maringá, faleceu hoje. Ele já vinha sofrendo há alguns anos. Nosso sentimentos aos familiares e aos muitos amigos. Osmar
Informações e fotos do blog de Denizia Moresqui (www.deniziamoresqui.blogspot.com).
De acordo com Vera Eloísa de Melo Assis, o primeiro campo de futebol do Distrito de Itambé foi feito num terreno doado por João Cortez Cappel na esquina das Ruas Dr. Lafayette Grenier com a Rua Luiz Lopes. Vera diz que as crianças brincavam muito neste campo. Mais tarde, Cortez decidiu lotear este terreno e doou outro, ao lado do cemitério, para
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957