Acervo do MEM / Flâmula do Santos F.C. doada por Pepe, o Canhão da Vila

O Museu Esportivo de Maringá recebeu no dia 4 de outubro de 2025 uma flâmula oficial do Santos Futebol Clube, com o autógrafo e dedicatória ao MEM, enviada por José Macia, o Pepe, um dos maiores jogadores da história do clube da Vila Belmiro, o segundo maior artilheiro do Peixe e o segundo que mais vestiu a camisa santista, nos dois itens ficando apenas atrás de Pelé.

Quanto aos títulos conquistados no Santos, Pepe e o Rei ficam empatados. Cada um ganhou 26 títulos, paulistas, nacionais e internacionais, sem contar as dezenas de torneios conquistados. O Canhão da Vila jogou apenas no Santos em toda sua brilhante carreira iniciada em 1954 e encerrada em 1969. Pela seleção brasileira, Pepe foi bicampeão mundial em 1958 e 1962.

Como treinador, Pepe foi campeão paulista em 1973 pelo Santos; campeão cearense pelo Fortaleza em 1985; brasileiro em 1986 pelo São Paulo; paulista em1986 e brasileiro da série B em 1988 pela Inter de Limeira; campeão japonês pelo Verdy Kavasaki em 1991-92; e brasileiro da série B pelo Athletico em 1995.  

Pepe mora em Santos, onde nasceu em 25 de fevereiro de 1935.

A flâmula foi entregue por João Alavarse, morador em Maringá, sócio do Santos há 25 anos, parceiro do Museu Esportivo de Maringá e que já havia sido nosso intermediário para que tivéssemos no nosso acervo a camisa do Santos autografada e com dedicatória de Pelé. Assim como daquela vez, Alavarse contou novamente com o apoio e participação efetiva do seu amigo pessoal, Negreiros, outro nome histórico do Peixe, para que a peça fosse autografada pelo Canhão da Vila e destinada ao MEM.

O recebimento da flâmula pelo presidente do MEM, Antonio Roberto de Paula, se tornou uma grande celebração nas dependências do Museu Esportivo. Torcedores santistas, adultos e crianças, todos com a camisa do clube de Santos, compareceram para prestigiar a entrega, fazer fotos em grupo e individuais e gravar vídeos. Torcedores de outros times também estiveram presentes.

Convidamos Marco Aurélio Saldanha Rocha, chamado de “Goleiro Voador”, que brilhou no Flamengo na década de 1960, para falar sobre Pepe. Ele contou, entre outras passagens, que sua estreia no clube da Gávea foi justamente contra o Santos, no Maracanã, e o placar ficou no zero a zero.

João Alavarse fez um rápido discurso antes de proceder a entrega da flâmula: “Temos que perseverar e exaltar aquele time que mudou o patamar do futebol no mundo. Pepe tem uma importância fundamental nisso. E o nosso Museu Esportivo está sendo construído a cada dia, que já faz parte da nossa história. Termos Marco Aurélio aqui e podermos render homenagens a ele por tudo o que ele fez e o que ele representa para a nossa comunidade é algo maravilhoso.”

A entrega da flâmula foi um emocionante encontro de gerações para declarar a paixão pelo time que encantou o mundo e recordar as façanhas daqueles lendários jogadores liderados pelo Rei, os jogos e os títulos, exaltar seus feitos, as glórias nos gramados brasileiros e do mundo, ficando para sempre a eterna gratidão pelas muitas alegrias que proporcionaram aos torcedores.  

 Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil

 (44) 99156-1957

Museu Esportivo © 2016 Todos os diretos reservados

Logo Ingá Digital