Flâmula do Clube de Regatas Tietê doada por Fabio Bianco, de São Paulo.
Aí o rapaz dos Correios te traz o envelope com a flâmula de 1966 do Clube de Regatas Tietê, clube paulistano fundado em 1907 e extinto em 2012. A doação ao Museu Esportivo foi feita pelo Fabio Bianco, que entrou em contato conosco para nos presentear com a relíquia. Tão importante quanto a flâmula foi o bilhete, que também veio no envelope.
Por gestos como este do Fabio é que a memória vai sendo preservada e a conexão com o passado intensificada. Grato, amigo que ainda não conhecemos pessoalmente, mas que comunga com a gente o ofício e a paixão de resgatar a história.
O wikipédia informa: 'O Clube de Regatas Tietê foi uma agremiação de esportistas fundada em 1907 por Victor Leite Mamede e Júlio Ribeiro, membros da elite portuguesa presente na cidade de São Paulo. Em seu início, o clube tinha como principal esporte a regata, uma espécie de corrida entre barcos a vela. O clube se localizava às margens do Rio Tietê, em São Paulo. Hoje a estrutura que foi produzida pelos seus sócios pertence à prefeitura de São Paulo e faz parte do Parque do Tietê. Um complexo esportivo aberto, com pistas de corrida e dois campos verdes, além de cinco quadras poliesportivas, sendo uma delas cobertas, e quadras de tênis.'
Entrada no acervo do MEM: 21 de junho de 2021
Bi-campeão Futebol Suiço
1975/1976
Sindicato dos Bancários, Maringá, 27/03/1976
Doação: Gilmar Real
Entrada: 28 de maio de 2022
Para ampla visualização clique na foto.
nº 377, ano VII, 28 de maio de 1966
Doação: Antonio da Silveira Franco.
Entrada: 19 de agosto de 2021.
Para ampla visualização clique na foto.
Para ampla visualização clique na foto.
1ª festa do Chopp.
Valinhos Clube.
1971.
Valinhos-SP.
Doação: Beth Ribeiro Andrade da coleção de Belírio Nogueira Andrade.
Entrada: 2017.
Para ampla visualização clique na foto.
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957