Walter Guerlles doa todo seu acervo de conquistas no futsal e no futebol amador ao Museu Esportivo de Maringá
Atleta de destaque do futsal e do futebol amador de Maringá nos anos 1970, 80 e 90 e jogador master a partir dos anos 2000, Walter Guerlles doou ao Museu Esportivo de Maringá todo o seu acervo esportivo, composto de taças, troféus, medalhas, quadros e fotografias, ao Museu Esportivo de Maringá, somando mais de 200 peças.
Acompanhado de sua esposa Aldenir, dos filhos Fernando e Fabinho e dos netos Felipe (filho de Fabiano) e Manuela (filha de Fabinho), Guerlles esteve no MEM no dia 3 de dezembro de 2022 fazendo a entrega do material, que também inclui troféus e medalhas de Aldenir (vôlei), Fernando (tênis de campo) e Fabinho (futsal). Em 2018, Guerlles já havia feito a doação de faixas de campeão obtidas com equipes de Maringá e da região e de camisas históricas.
Ao longo da sua vitoriosa carreira em grande equipes do salonismo de Maringá e do Paraná, Guerlles foi presença constante na seleção da cidade e em times que fizeram história na Cidade Canção, lembrados até hoje, caso da Valmar, por exemplo. Entre outros cargos públicos ocupados no Município, Guerlles foi secretário de Esportes, e as condecorações recebidas também foram doadas ao MEM. Ainda no esporte, foi dirigente esportivo amador e profissional.
As peças mais antigas doadas são as medalhas dos anos 1970 e, entre as mais recentes está um troféu de campeão de futebol suíço master, 1ª Copa Primeshare de 2022, ano em que ele completou 65 anos.
'Esta doação é muito significativa para o Museu Esportivo porque é de um amigo parceiro que está conosco desde que iniciamos este trabalho de resgate e preservação da memória e que tem seu nome com destaque no esporte da nossa cidade. Outro aspecto importante é que essas peças contam a história do futebol de salão de Maringá e do futebol amador, o que torna o MEM ainda mais representativo. Agradecemos ao Guerlles e sua família pelas doações e pelo apoio irrestrito ao Museu Esportivo de Maringá', afirma Antonio Roberto de Paula, diretor do MEM.
A caneca que conta uma história de amor com o Grêmio de Porto Alegre
Depois das camisas do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, de 1988 e 1999, doadas, respectivamente, pelos amigos Osvaldo Luiz Patrão, de Curitiba, e Sandro Ivanowski, de Maringá, o Museu Esportivo de Maringá recebe uma caneca oficial do clube gaúcho da querida amiga Isa Maria Putton.
A caneca é de inestimável valor afetivo para Isa, pois pertenc
Prédio da Companhia de Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP).
Avenida Duque de Caxias esquina com a Joubert de Carvalho, Maringá-PR.
(Jornal da UEM).
Para ampla visualização clique na foto.
Autor: Luis Fernando Verissimo;
As melhores crônicas de futebol, cinema e literatura.
Editora Objetiva LTDA, 1999.
Para ampla visualização clique na foto.
Corrida do BEM
APMIF – São Rafael
Maringá
3º lugar – Categoria 60 a 64 anos
Atleta: José Alves de Moura
Doador: José Alves de Moura
Entrada no acervo do MEM: 27 de maio de 2024
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957