Wilson Francisco Alves, Capão, 1977.
Para ampla visualização clique na foto.
Com informações do wikipédia:
Wilson Francisco Alves - também conhecido como Capão - (21 de dezembro de 1927, Rio de Janeiro - 12 de julho de 1998, São Paulo) foi um futebolista e treinador brasileiro. O zagueiro teve os seus êxitos mais grandes como integrante do CR Vasco da Gama das décadas 1940 e 1950 conhecido como Expresso da Vitória e ganhou um Campeonato Sul-Americano de Futebol com a seleção brasileira. Um destaque da sua carreira como treinador foi ganhar um Campeonato Paranaense com Grêmio Maringá.
Wilson começou a sua carreira com a idade de 16 anos com o time local de EC São José no Rio de Janeiro. De 1943 até 1952 jogou para CR Vasco da Gama, ganhando cinco vezes o Campeonato Carioca e como destaque o Campeonato Sul-Americano de Campeões de 1948, o antecessor histórico da Copa Libertadores. E relatado que Wilson no jogo decisivo do isto torneio verso o CA River Plate do Argentina marcara o jovem Alfredo Di Stéfano 'com perfeição'.
Outros grandes jogadores do Vasco da época, lembrado como o Expresso da Vitória e treinado inicialmente por Ondino Viera e de 1947 por Flávio Costa, eram entre outros o capitão Augusto, o goleiro Moacyr Barbosa e os atacantes Jair da Rosa Pinto, Ademir de Menezes e Chico.
Wilson foi titular da seleção brasileira que ganhava o Campeonato Sul-Americano de 1949. Totalmente jogou cinco vezes para Brasil, todas partidas no isto Sul-Americano. Wilson terminou a sua carreira de jogador até 1957 com Portuguesa e Santos FC com quem ganhou dois vezes o Campeonato Paulista.
Wilson, frequentemente chamado o Capão, por ter nascido no Morro do Capão no Rio, continuava sua carreira como treinador e comandou a Portuguesa de São Paulo nos Torneios Roberto Gomes Pedrosa dos anos 1966 e 1967. Entre 1977 e 1982 dirigiu Grêmio Maringá, EC Comercial do Campo Grande (MS) e América FC do São José do Rio Preto (SP) no Campeonato Brasileiro.
Com Grêmio Maringá ganhou o Campeonato Paranaense de 1977, derrotando o Coritiba Foot Ball Club nos finais com resultados de 1-0 e 1-1. Com EC São Bento do Sorocaba foi bicampeão Paulista do interior dos anos 1964 e 1965. Treinou também numerosos outros clubes do interior. Um artigo na revista Placar de 1975 dedicado ao Wilson descreveu lhe 'o treinador mais bem pago do interior - não acredita em estratégias complicadas.'
Wilson Francisco Alves, o Capão, faleceu no 12 de julho de 1998 a idade de 70 anos. No mesmo dia o Brasil perdeu o final da Copa Mundial em França.
Camisa Regiamar
Lojas Mil - 2008 - Heber Goleiro
Número 1
Doação: Fábio Rodrigues
Entrada: 26 de fevereiro de 2022
Para ampla visualização clique na foto.
Matriz do Bonsucesso - Caeté - MG
Doação: Aledsam Maina
Entrada: outubro de 2021
Para ampla visualização clique na foto.
Gabriel Katra Neto, diretor do departamento amador do Grêmio de Esportes Maringa.
Liga de Futebol Regional de Maringá,1978.
Nº 046.
Campeonato Regional de Futebol Amador.
Presidente Elnio Silveira pohlmann.
Para ampla visualização clique na foto.
Grêmio de Esportes Maringá.
Foto doada por Angelo Rigon, organizador da exposição comemorativa aos 40 anos do título do Campeonato Paranaense conquistado pelo Grêmio de Esportes Maringá, realizada em 2017.
Para ampla visualização clique na foto.
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957