Faixa Operário Mercês Futebol Clube.
Categoria amador.
Curitiba.
Campeão da 2ª Divisão Suburbana, 1960.
Doação: Paulo Ademir (Toledo).
Entrada: 14 de março de 2020.
O Operário das Mercês Futebol Clube foi fundado em 1º de outubro de 1945, teve como seu primeiro presidente Arthur Glerk. A sede do clube é no bairro Mercês, de Curitiba. Seu único título foi conquistado em 1960, campeão da 2ª Divisão da Suburbana de Curitiba. Em 1969 encerrou as atividades no futebol. O clube mudou de nome para Mercês Clube de Campo e, posteriormente, fez fusão com a Sociedade Beneficente e Recreativa das Mercês e hoje a denominação é Clube Mercês Santa Felicidade.
O nome do bairro já diz muito sobre ele, a palavra que é originária do latim significa “graça, benefício e proteção”. São características que refletem muito o perfil do bairro, que é abastecido de cultura, lazer, educação, comércio e amplas áreas verdes.
Do site www.makencuritiba.com.br: 'O bairro Mercês em Curitiba, que antigamente era uma região amplamente composta por imigrantes, começou com a formação de grandes chácaras, habitadas por profissionais artesãos, ferreiros e carpinteiros. Foi somente no início do século XX, com a chegada dos italianos, que o bairro mudou de perfil e adquiriu uma característica comercial, com a abertura de vários estabelecimentos e serviços.
Atualmente, o bairro Mercês Curitiba ainda mantém muitos traços desse passado, com uma economia que é gerada, principalmente, pelo setor comercial e de serviços. Devido a esse movimento econômico muito ativo na região, o bairro Mercês se tornou uma das regiões mais valorizadas e privilegiadas da cidade.'
Para ampla visualização clique na foto.
Camisa de Basquete Curso e Colégio Poli, 1982
Número 4
Doação: Herivelton Freitas
Entrada: 25 de fevereiro de 2021
Para ampla visualização clique na foto.
Ex-jogador das categorias de base do Grêmio de Esportes Maringá e do Maringá Futebol Clube da década de 1990, onde também atuou profissionalmente, Herivelton Freitas esteve no Museu Esportivo de Maringá n
S. E. Palmeiras.
Bicampeão do Torneio Ramon de Carranza – 1972-73.
Campeão Paulista – 1974.
Entrada: 2017.
Para ampla visualização clique na foto.
Camisa do Club de Regatas Vasco da Gama de 1997.
Doação: Claudemir Baio.
Entrada: 2018.
Para ampla visualização clique na foto.
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957