Brasão do Município de Maringá confeccionado por Reynaldo Costa
Arlene Lima, membro da Academia de Letras de Maringá, doou ao Museu Esportivo de Maringá o brasão do Município com o qual ela foi homenageada em 1996 pela administração municipal, que tinha Said Ferreira como prefeito.
A peça tem alto valor histórico por ter sido doada por uma pioneira da cidade, filha do autor da letra do Hino a Maringá, Ary de Lima, a fundadora do Lar Betânia, entidade que abrigava menores em situação de risco e vereadora na Legislatura 1997-2000.
A importância do brasão doado ao MEM é ainda maior por ter sido confeccionado, segundo Arlene, pelo seu criador, artista gráfico Reynaldo Costa, que faleceu no dia 25 de junho deste ano, aos 83 anos. Reynaldo Costa criou, além do brasão do Município, a bandeira de Maringá, a logomarca da UEM (Universidade Estadual de Maringá), entre outros trabalhos que o colocam perenemente na história da cidade. Na inauguração do MEM, no dia 30 de outubro de 2017, Reynaldo Costa nos honrou com sua visita.
A relíquia, em ótimo estado, foi feita de madeira, tendo a parte frontal revestida de couro e o verso com feltro, onde está afixada a placa de metal com os seguintes dizeres: 'Sra Maria Arlene de Lima, os agradecimentos sinceros pelos relevantes serviços prestados junto à comunidade maringaense. Maringá, 03 de junho de 1996. Said Felício Ferreira - Prefeito Municipal'. O brasão tem o suporte de madeira torneada e hastes metálicas.
A pioneira Arlene Lima fez a entrega do brasão ao diretor do MEM, Antonio Roberto de Paula, na reunião da Academia de Letras de Maringá, realizada no Hotel Metrópole Maringá, no último dia 5 de agosto. 'Agradecemos a doação dessa peça histórica à amiga Arlene, pioneira, poeta, apaixonada pela Cidade Canção, tendo aqui chegado ainda menina. Agradecemos pela confiança, pelo carinho e amizade', afirmou o diretor do Museu Esportivo de Maringá, Antonio Roberto de Paula.
Entrada: 6 de agosto de 2018
Para ampla visualização clique na foto.
VI Coletânea – ALM – Academia de Letras de Maringá
LBGRAF – Editora Gráfica Ltda, junho de 2011.
Entrada: 2017
Para ampla visualização clique na foto.
38ª Festa do Ovo
Judô
Medalha do judoca Ricardo Seki de Morais, policial civil, que nasceu em 9 de abril de 1979 e faleceu em 22 de abril de 2023. Ricardo, da AMCF – Academia Maringaense de Cultura Física, foi 12 vezes campeão paranaense de judô e teve convocações para a seleção brasileira.
As medalhas por ele conquistadas foram doadas ao Museu Esportivo de Maringá no dia 13 de maio de 2023 p
Exposição Folclore, mistura das raízes
Museu Internacional de Arte Naif do Brasil
Doação: Aledsam Maina
Entrada: outubro de 2021
Para ampla visualização clique na foto.
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957