Últimas Publicações / Sérgio Abujanra

Sérgio Abujanra faleceu no dia 13 de janeiro de 2021, aos 80 anos. 

Texto escrito por Antonio Roberto de Paula por ocasião do aniversário de 80 anos de Sérgio Abujanra:

Maringá, 3 de junho de 2020

Carta ao querido Sérgio Abujanra

Sérgio Abujanra, 80 anos, pioneiro de Maringá, uma vida ligada ao esporte. Você diz Sérgio Abujanra e logo o esporte vem junto. Você pega um jornal antigo, lá dos anos 70, você vê Sérgio Abujanra, secretário de esportes do Município inaugurando o Ginásio de Esportes Chico Neto.

Você pega revistas antigas, álbuns de fotografias, estão lá os times da Galeria dos Esportes, a histórica empresa do Sérgio Abujanra que atravessou as décadas atendendo Maringá, a região e o Brasil. E continua firme e forte fazendo uma bela história.

Cada time montado por ele!! Grandes campeonatos conquistados. Grandes rivalidades que, olhando pra trás, vê que todos se tornaram amigos e ficaram as recordações de disputas nas quadras e nos gramados e das animadas confraternizações. Quantos craques vestiram aquela camisa branca e amarela da Galeria dos Esportes!! Grandes jogadores de Maringá e do Paraná. O Serginho já não tem mais lugar para guardar tantos troféus. Agora, resolveu fazer em sua casa uma sala das conquistas dos anos 70, 80, 90... Os amigos ele os guardou dentro do seu coração.

Serginho atleta, craque do basquete, um baluarte deste esporte em Maringá e no Paraná. Com a camisa da seleção da Cidade Canção, Serginho é a pura identificação da habilidade, técnica e amor a este esporte tão apaixonante. Serginho é tão ligado ao basquete que temos competições realizadas com o nome Sérgio Abujanra, uma justa homenagem àquele que trocou os pés pelas mãos e fez sucesso.

Serginho Abujanra, 80 anos... Uma liderança nata. Onde chega chama para si a atenção com seu jeito brincalhão, com sua maneira de tratar as pessoas igualmente, venham elas de onde vierem, tenham elas o sobrenome que tiverem.

Serginho, que se emociona fácil, transparente, marido, pai, avô, sogro, patrão, parceiro, que fez de Maringá a sua casa, que marcou seu nome na história, que tem amizades solidificadas. Serginho é emoção.

Hoje, uma data muito especial para o Serginho. A sua casa cheia de amor e carinho, como sempre foi. Venham as adversidades que vierem, o amor e a união vão prevalecer. Todos os familiares felizes com os 80 anos do patriarca. Os amigos de todos os cantos cantando um parabéns pra você que sai do fundo da alma, que emociona porque é verdadeiro.

Muitos anos de vida, são-paulino, ainda que você não seja tão fanático. Você gosta é do futebol bem jogado, do basquete bem disputado. Muitos anos de vida, pioneiro, que viu a Maringá menina se transformar na metrópole, que vê a família Abujanra crescendo, criando asas, novos membros chegando. Parabéns pra você, Serginho nesta data querida, menino nascido no dia 3 de junho de 1940 na cidade paulista de Ourinhos e que adotou Maringá e por ela foi adotado. Passe o tempo que passar você será sempre o garoto Serginho, profissão: fazedor de amigos.

Deus te abençoe! Te amamos!

................................................................

Sérgio Abujanra, que faleceu no dia 13 de janeiro de 2021, aos 80 anos, entre o pesquisador e então secretário municipal de Cultura, Miguel Fernando, do Maringá Histórica, e o escritor e jornalista Antonio Roberto de Paula, diretor do Museu Esportivo de Maringá. Mais de noventa pessoas estiveram no Museu Esportivo na manhã do dia 11 de junho de 2019 para prestigiar o lançamento do “Parceiros do MEM”, projeto que tem o objetivo de buscar parcerias junto às empresas para o fortalecimento do Museu. Atleta do basquete, na história do esporte paranaense, Serginho Abujanra fooi um dos grandes parceiros do MEM, sempre nos apoiando, divulgando e participando das nossas atividades e promoções. Neste dia, ele fez um discurso conclamando as pessoas a apoiar o MEM e um relato sobre a história do esporte na cidade. Na administração Silvio Barros (1973-76), ele foi secretário de esportes de Maringá, período em que foi construído o Ginásio de Esportes Chico Neto. Seu filho, Sérgio Abujanra Filho, doou ao MEM fotogafias da inauguração daquela praça esportiva, verdadeiras relíquias em exposição na nossa casa da memória. 

...............................................................

Reportagem de Monique Manganaro, GMC Online e Rádio CBN Maringá, dia 13 de janeiro de 2021

Morreu na madrugada desta quarta-feira (13), o empresário e ex-atleta Sérgio Paulo Abujanra, aos 80 anos, em consequência das complicações da Covid-19. Pioneiro de Maringá, também foi grande incentivador do esporte no município.

Nascido em Ourinhos, mudou-se para Maringá na década de 1960. Além de empresário, Abujanra era dentista. No esporte, dedicou-se ao basquete como jogador e técnico. Ele também foi secretário de Esportes do município durante as gestões de Adriano Valente e Silvio Barros I.

 

Nas redes sociais, o prefeito Ulisses Maia lamentou a morte de Sérgio Abujanra. Ele era padrinho de batismo do prefeito.

“Maringá perdeu um grande nome do esporte maringaense. Pessoa muito querida. Foi mensalista na época em que meu pai tinha restaurante. Muito conhecido pela sua carreira dedicada e de sucesso, principalmente no basquete. Lamentamos profundamente sua morte. Deixou grande legado! Que Deus conforte a família”, escreveu Maia. Em nota, a Federação Paranaense de Basketball também lamentou o falecimento do ex-jogador.

................................................................................

Legendas das fotos 

1955 - Equipe de Basquete de Bandeirantes-PR jogado em campo de grama e bola de capotão.Com Sergio, Samir Abujanra e o Meneguel.

1968 - Equipe do Clube Olímpico de Maringá 

1978 - Equipe da Galeria dos Esportes, comandada pelo amigo Serginho Abujanra, campeã do Campeonato Maringaense de Futebol Peladão. A escalação passada pelo Golê: Em pé: Paulão Passettti, Sérgio Abujanra, Hildebrando, Shinike, Álvaro, Golê, Vilmar Bigorna, Bibe e Bagé: Chico, Edson, Vanderlei, Laércio Potinho, Bié e Sidnei Preguinho.

11 de junho de 2019 - Lançamento do projeto “Parceiros do MEM” reuniu atletas de diferentes épocas e de diversas modalidades.Mais de noventa pessoas estiveram no Museu Esportivo na manhã do dia 11 de junho de 2019 para prestigiar o lançamento do “Parceiros do MEM”, projeto que tem o objetivo de buscar parcerias junto às empresas para o fortalecimento do Museu. Atletas do futebol, futsal, basquete, vôlei, atletismo, xadrez e ginástica rítmica, homens e mulheres, de diferentes épocas, que defenderam Maringá em competições estaduais e nacionais compareceram, assim como ex-jogadores profissionais de clubes do Brasil e do Exterior, jornalistas, assessores de imprensa, dirigentes esportivos, profissionais liberais, funcionários públicos e empresários prestigiaram o evento coordenado pelos diretores do MEM, Antonio Roberto de Paula e Simone Labegalini. Na oportunidade, houve a apresentação do selo “Parceiros do MEM”, criação do cartunista, artista plástico e ilustrador Luiz Carlos Altoé, o Kaltoé, um dos grandes colaboradores do Museu Esportivo, que também estava presente. De Paula agradeceu o apoio dos esportistas, lembrou dos colaboradores, enfatizando a importância dos amigos para a consolidação do MEM, que iniciou as atividades em 2014, primeiramente na internet, depois com as exposições itinerantes até a inauguração do espaço fixo em 30 de outubro de 2017. “O Museu Esportivo vive um novo momento. Avançamos muito nesses anos e agora vamos viabilizar novos projetos visando aumentar a representatividade. Para isso, buscamos novas parcerias”, disse De Paula. Os secretários municipais Valmir Fassina, de Esportes e Lazer, e Miguel Fernando, da Cultura, também discursaram e, assim como das vezes anteriores em que estiveram no MEM, destacaram o trabalho de resgate da história esportiva de Maringá que vem sendo realizado e se colocaram à disposição no apoio ao projeto. Miguel Fernando, que foi um dos grandes incentivadores para a criação do MEM, parabenizou De Paula e os parceiros, afirmando: “São poucas as cidades que têm um espaço como este, que preserva a história do esporte. Quero deixar a nossa homenagem, nosso reconhecimento. Espero que este projeto dure por muitos anos. O que precisar da gente, De Paula, pode contar, porque é um projeto de fundamental importância para a cidade”.

Representando os atletas, discursaram Sérgio Abujanra e Glória Maria Camargo Soares Nakashima, que falaram da emoção de rever antigos amigos em um espaço histórico do esporte maringaense e reafirmaram a disposição de ser colaboradores do MEM. O dia também foi de doação de peças para o Museu Esportivo. Doadores: Dirceu Herrero Gomes (revistas antigas), Vivaldo Souza Lima e a esposa Sonia Toyoshima (camisas de competições de atletismo e agasalhos das décadas de 1970, 80 e 90), Alex Santos (camisa da seleção japonesa, quadro e boné do Instituo Alex Santos), Jorge Fregadolli (quadro da equipe de futebol do Clube da Justiça de Maringá, 1994), Roderley Geraldo de Oliveira (camisas dos clubes cearenses Ferroviário, Ceará e Fortaleza), Guilherme Tadeu de Paula (copos e ingressos do NBA House 2019 e copo do time de basquete do São Paulo Futebol Clube), Silvio Carlos de Oliveira (camisa do Fussballclub, da Suíça) e Luiz Carlos Altoé (aparelhos antigos de TV e rebobinador de fita VHS). O grupo de mulheres ex-atletas presenteou o diretor do MEM, De Paula, com uma caixa personalizada contendo uma pasta de couro para apontamentos e um porta-canetas).

Década de 1970 - Zezé, do Banestado, cracaço do futsal, e Sérgio Abujanra.

 

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário


“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”

(Antonio Roberto de Paula)

 Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil

 (44) 99156-1957

Museu Esportivo © 2016 Todos os diretos reservados

Logo Ingá Digital