Últimas Publicações / TV Girafa, um marco na história da imprensa de Maringá, projeto de transmissão ao vivo pela internet criado por Antonio Roberto de Paula em 2009

A TV Girafa, a transmissão ao vivo pela internet, pelo sistema streaming, foi um projeto pioneiro criado em Maringá pelo jornalista, escritor e documentarista Antonio Roberto de Paula em 2009. Constituiu-se num marco na história da comunicação de Maringá e uma das primeiras iniciativas da imprensa paranaense nesse sentido. De Paula montou com sua esposa, a jornalista Simone Labegalini, um estúdio de transmissão, gravação e edição em uma sala do edifício Maria Ferreira, na avenida Itororó, zona central, atuando ao lado do seu filho Guilherme Tadeu de Paula e Bruno Gerhard, estudantes na época, respectivamente, de Ciências Sociais e Jornalismo, e do cinegrafista e editor César Rodrigues.

A TV Girafa contava ainda com colaboradores de diferentes áreas de atuação. Na sua programação, além das entrevistas e programas comandados por De Paula, Guilherme e Bruno,  havia os programas 'Arquibancada', dos então estudantes de Jornalismo da Unicesumar; 'Momentos com Mariáh', com a psicóloga e escritora Mariáh Ferri; 'Dicas de Roberth', com Roberth Fabris; e 'Vandré Fernando Entrevista', com Vandré Fernando. 

Esse projeto de jornalismo e de resgate da história da Cidade Canção, durou até 2010. Em dois anos de atividades, a equipe da TV Girafa produziu mais de 400 vídeos, todos disponíveis no YouTube e transmitiu programas de entrevistas ao vivo. Em 2011, o YouTube implantou a ferramenta live streaming; em 2015 foi a vez do Facebook e do Periscope; e em 2016 o Twitter e o Instagran.

 Hoje, disseminada nas mais variadas plataformas digitais, a transmissão via streaming é um conteúdo de vídeo ou áudio enviado de forma compactada pela Internet e reproduzido imediatamente. As transmissões pioneiras em Maringá, nos programas do estúdio da TV Girafa ao vivo pela internet e as centenas de entrevistas com figuras públicas da cidade foram uma grande novidade na época, com grande repercussão nos veículos de comunicação.

As entrevistas e os programas com a participação de nomes da política, do esporte, da imprensa e dos mais diferentes segmentos da sociedade maringaense, formaram um rico acervo, contribuindo para contar a história da cidade e sua gente. Transcorridos mais de dez anos, a TV Girafa se torna, a cada dia, fonte obrigatória de consulta para a comunidade ligada à área da história e da educação e pesquisadores em geral.

Consulte o nosso site: www.museuesportivo.com.br  

#museuesportivodemaringa #amigosdomuseuesportivo 

Galeria de Fotos

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário


Outras Publicações

Diretor do MEM terá livros de sua autoria à venda na 5ª Flim

O diretor do Museu Esportivo de Maringá, Antonio Roberto de Paula, que é jornalista e escritor, terá livros de sua autoria à venda na 5ª Festa Literária Internacional de Maringá (Flim), que será realizada entre os dias 21 a 25 de novembro. O evento é uma promoção da Prefeitura do Município de Maringá. 
De Paula esteve na biblioteca da Academia de Letras de Maringá, entidade da qual &eac

Fundador de clubes em Maringá, Elnio Silveira Pohlmann doa quadro do MAC, o Maringá Atlético Clube, de 1989, campeão da 2ª Divisão do Paraná

A paixão pelo futebol continua motivando o popular Apucarana. A cegueira não o impede de trabalhar. O diretor do Museu Esportivo de Maringá, Antonio Roberto de Paula, esteve com Elnio Silveira Pohlmann, o popular Apucarana, nome histórico e folclórico do futebol paranaense, em especial de Maringá. De Paula visitou o Apucarana em companhia do amigo Dionísio Rodrigues Martins, que já foi diretor do Grêmio de Esportes Maringá.

1990

Depoimento de Antonio Roberto de Paula: "Carteirinha de 1990, de Luiz de Almeida Ribeiro, sócio do Grêmio de Esportes Maringá, número 1.388. Encontrei o Luiz ontem, no Brinco da Vila, batendo uma bola com seus amigos do Operário, da Operária e torcedores do Grêmio Maringá. Ele me deixou fotografar suas carteirinhas para provar que o seu amor pelo Galo Guerreiro não é de hoje."

Biblioteca do MEM ganha "AABB Maringá: meio século de história" 

Marco Antonio Deprá, um dos autores do livro "Associação Atlética Banco do Brasil - Maringá: meio século de história", esteve no Museu Esportivo de Maringá, no dia 4 de dezembro, para fazer a entrega ao diretor Antonio Roberto de Paula, do exemplar desta publicação lançada em 2018, que conta a história da associação fundada na cidade em 1960. Roldão Alves de Moura é o outr

“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”

(Antonio Roberto de Paula)

 Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil

 (44) 99156-1957

Museu Esportivo © 2016 Todos os diretos reservados

Logo Ingá Digital