Últimas Publicações / Nelson Rodrigues (1912-1980), o primeiro a chamar Pelé de Rei

Nelson Rodrigues foi o primeiro jornalista a chamar Pelé de rei. Foi antes da Copa do Mundo de 1958, na Suécia, em crônica publicada na revista Manchete Esportiva, edição de 8 de março daquele ano:

“Examino a ficha de Pelé e tomo um susto – o sujeitinho só tem 17 anos e recém feitos! Há certas idades que são aberrantes, inverossímeis. Uma delas é a ‘desse’ Pelé. Eu, com mais de 40, custo a crer que alguém possa ter apenas 17 e jogando com uma dessas autoridades irresistíveis e fatais. Dir-se-ia um rei. Racialmente perfeito, do seu peito parece pender mantos invisíveis. O que nós chamamos de realeza é apenas um estado de alma. E Pelé leva sobre os demais jogadores uma vantagem considerável; a de se sentir rei, de alto a baixo, do cabelo à sola das chuteiras. Quando ele apanha a bola e dribla um adversário, é como quem enxota, quem escorraça um plebeu ignaro e piolhento. E ele já tem a convicção de ser o maior do mundo. Diz brincando, mas o teor é de pura seriedade. “

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário


Outras Publicações

Custódio André Neto

Custódio André Neto - 01.08.1948 - 12.05.2019 

Assista no Youtube o documentário "Histórias que a bola pesada contou" sobre os 50 anos do futsal de Maringá, do diretor Antonio Roberto de Paula. 

Custódio foi autor do primeiro gol no ginásio de esportes Chico Neto, foi em 1976, Maringá contra Londrina. 

Custódio André Neto, um dos grandes colaboradores do Museu Esportivo

GMCONLINE, do Grupo Maringá de Comunicação, divulga Lojinha do MEM
Rafael Cammarota e Zequinha de Tapejara, em 2014, quando trabalharam em Primavera do Leste, Mato Grosso

Ex-lateral direito Zé Carlos, o José Carlos de Paula Faria, Zequinha, reencontrou-se com o goleiro Rafael Camarota em Primavera do Leste, no Mato Grosso, 22 anos depois de os dois terem feito parte das equipes do Coritiba, o primeiro como Júnior e o segundo como titular – e ídolo – do time profissional. O encontro se deu em 2014, quando o ex-goleiro embarcou na aventura de comandar uma equipe que tinha como objetivo a formação de jogadores

Antonio da Silveira Franco doa 125 revistas esportivas antigas ao MEM

Antonio da Silveira Franco, o Seu Toninho, esteve no Museu Esportivo de Maringá no dia 11 de janeiro de 2020 levando uma caixa com 125 revistas esportivas antigas: Revista do Esporte, Manchete Esportiva e Placar. Apaixonado por futebol, o palmeirense Toninho conhece a história dos clubes brasileiros e de seus principais jogadores desde a década de 1950, tendo colecionado revistas que agora vão sendo doadas ao Museu Esportivo de Maringá. Neste primeiro lote s

 Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil

 (44) 99156-1957

Museu Esportivo © 2016 Todos os diretos reservados

Logo Ingá Digital