Acervo do MEM / Banner doado por Francisco Dantas

Banner doado pelo amigo do Museu Esportivo de Maringá, Francisco Dantas, do grupo Canibal.

O Canibal foi formado em 1966 por estudantes da atual Escola Estadual Vital Brasil, motivados pelos movimentos estudantis da década de 1960. Desde sua estruturação foram realizadas diversas atividades como a criação de um jornal mural na escola, organização de festas juninas, grupos teatrais, participação em feiras de ciências, representação da escola nas modalidades esportivas oficiais. Segundo dados do próprio grupo, acredita-se que somando as Diretorias, Conselhos e Canibal Jovem (filhos e netos dos fundadores), a comunidade ultrapasse 300 integrantes, espalhados por diversos estados do País.   MEM recebe peças do grupo O Canibal - Um ser primitivo na era atômica

Em novembro de 2018, Francisco Pinheiro Dantas, sócio-fundador do O Canibal - Um ser primitivo na era atômica, de Maringá, fez doação de peças comemorativas do grupo ao Museu Esportivo de Maringá.
Na visita ao MEM, no dia 19 de novembro, Dantas entregou ao diretor Antonio Roberto de Paula três canecas, um copo, um suporte de mouse e um chaveiro, este último do Porky´s, grupo maringaense.
Dantas doou duas canecas, sendo uma comemorativa ao jubileu de ouro do grupo (1966-2016); uma caneca comemorativa da turma de 1973 do curso de Geografia, do qual Dantas fez parte, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Maringá,o embrião da Universidade Estadual de Maringá (UEM); e um copo comemorativo dos 50 anos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, instituição criada em 1966. O suporte de mouse tem os logotipos do O Canibal e do Porky´s.
Funcionário público estadual aposentado, escritor e diretor do O Canibal, Dantas é um dos grandes colaboradores do Museu Esportivo de Maringá, na divulgação, na doação de peças do O Canibal e na efetiva participação no grupo do Facebook 'Amigos do Museu Esportivo', com postagens e tratamento de fotos enviadas pelos muitos amigos.
'Agradecemos o apoio do amigo Dantas e ao pessoal do grupo O Canibal, formado por pioneiros maringaenses que mantém viva a história da cidade e a memória de seus moradores. Um grupo que é um exemplo de amizade, de união. Surgem novas gerações e O Canibal se fortalece a cada dia', afirma Antonio Roberto de Paula.
A logomarca do O Canibal - um ser primitivo na era atômica, foi criada por Reynaldo Costa, em 1966, ano da fundação do grupo. O artista gráfico Reynaldo Costa faleceu no dia 25 de junho de 2018, aos 82 anos.
#museuesportivodemaringa
#amigosdomuseuesportivo

Para ampla visualização clique na foto.

“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”

(Antonio Roberto de Paula)

 Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil

 (44) 99156-1957

Museu Esportivo © 2016 Todos os diretos reservados

Logo Ingá Digital