Institucional / Museu Esportivo de Maringá

O Museu Esportivo de Maringá está localizado na rua Pioneiro Domingos Salgueiro, nº 1415, esquina com a avenida Carlos Borges, Jardim Guaporé, Maringá-PR. Na internet desde 2014, o MEM promoveu exposições itinerantes em Maringá em 2016 e 2017. No dia 30 de outubro de 2017 foi inaugurada o espaço próprio para a visitação pública. Atualmente, o Museu conta com mais de 5.000 peças. São camisas, faixas, troféus, medalhas, fotografias, canecas, documentos, livros, jornais, revistas, chaveiros, entre outros itens que contam a história do esporte de Maringá, do Paraná e do Brasil. Relíquias, inclusive do exterior, que homenageiam pioneiros e afloram as recordações. Lembranças que emocionam, lembranças que vão muito além do esporte.O MEM está aberto à visitação aos sábados das 9 às 13 horas.

O Museu Esportivo de Maringá foi criado pelo escritor e jornalista Antonio Roberto de Paula. É dirigido por De Paula e por sua esposa Simone Labegalini, também jornalista. O embrião do MEM foi o videodocumentário “Histórias que a bola pesada contou”, sobre os 50 anos do futebol de salão de Maringá, com cinco horas de duração, produzido por De Paula em 2011 e lançado no ano seguinte.
Com o farto material fotográfico adquirido junto a esportistas da cidade, bem como documentos, jornais e revistas, surgiu o Museu Esportivo de Maringá, inicialmente nas redes sociais. Com a interatividade, atletas, ex-atletas, dirigentes, árbitros, cronistas esportivos e torcedores em geral passaram a enviar fotografias de outros esportes além do futsal.
A expressiva história do futebol amador e profissional de Maringá passou a ser revisitada mais intensamente. O MEM passou a ser um forte canal de comunicação do passado esportivo, com seus instigantes acontecimentos e personagens de destaque, com as pessoas da Maringá de hoje, que querem recordar, se emocionar e as que têm interesse em conhecer uma época em que tudo era diferente: a bola, os uniformes, os campos e as quadras. Essa maravilhosa comunicação existe porque a paixão pelo esporte permanece.
Sendo um escritor com obras publicadas sobre Maringá, De Paula já fazia um trabalho de divulgação da cidade e de seus pioneiros. Essa rica história esportiva teria que ser levada ao maior número de pessoas. Buscando ampliar o compartilhamento de fatos marcantes do esporte, homenageando atletas e ex-atletas, clubes profissionais e amadores, vieram as exposições itinerantes.
No dia 22 de novembro de 2016, na Casa de Bamba, foi lançada a Exposição Itinerante Maringá Futebol Memória, que percorreu vários locais da cidade durante o ano de 2017. A cada dia o MEM adquiria e recebia em doação camisas, faixas, flâmulas, taças, troféus, medalhas, canecas e material impresso, muitos itens guardados por esportistas, há cinco, seis décadas. Verdadeiras relíquias foram doadas não apenas por maringaenses, mas também por pessoas de outras cidades paranaenses. Ao mesmo tempo, De Paula seguia adquirindo itens representativos sobre o esporte. Diante do grande volume de peças, optou-se por um local fixo para melhor exposição e preservação das peças e para maior conforto dos visitantes.
A memória esportiva de Maringá, do Paraná e do Brasil ganhou um endereço no dia 30 de outubro de 2017. Neste dia, o Museu Esportivo de Maringá foi instalado no Jardim Guaporé em um amplo espaço.

Biblioteca do MEM
Como fonte de consulta e pesquisa, são cerca de 200 títulos de autores de Maringá e do Paraná sobre temas diversos e mais de 100 publicações sobre esporte de escritores brasileiros e internacionais. Temos uma coleção de revistas comemorativas de grandes conquistas do futebol brasileiro e do futebol de Maringá e exemplares históricos de publicações paranaenses. Edições de jornais esportivos de Maringá, do Paraná e do país, desde a década de 1940 também compõem o acervo do MEM.

Museu Esportivo de Maringá

Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415

Jardim Guaporé

Maringá-Paraná

CEP 87060-230

E-mail: [email protected]

“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”

(Antonio Roberto de Paula)

 Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil

 (44) 99156-1957

Museu Esportivo © 2016 Todos os diretos reservados

Logo Ingá Digital