Acervo do MEM / Faixa Operário Mercês Futebol Clube

Faixa Operário Mercês Futebol Clube.

Categoria amador.

Curitiba.

Campeão da 2ª Divisão Suburbana, 1960.

Doação: Paulo Ademir (Toledo).

Entrada: 14 de março de 2020.

O Operário das Mercês Futebol Clube foi fundado em 1º de outubro de 1945, teve como seu primeiro presidente Arthur Glerk. A sede do clube é no bairro Mercês, de Curitiba. Seu único título foi conquistado em 1960, campeão da 2ª Divisão da Suburbana de Curitiba. Em 1969 encerrou as atividades no futebol. O clube mudou de nome para Mercês Clube de Campo e, posteriormente, fez fusão com a Sociedade Beneficente e Recreativa das Mercês e hoje a denominação é Clube Mercês Santa Felicidade.

O nome do bairro já diz muito sobre ele, a palavra que é originária do latim significa “graça, benefício e proteção”. São características que refletem muito o perfil do bairro, que é abastecido de cultura, lazer, educação, comércio e amplas áreas verdes.

Do site www.makencuritiba.com.br: 'O bairro Mercês em Curitiba, que antigamente era uma região amplamente composta por imigrantes, começou com a formação de grandes chácaras, habitadas por profissionais artesãos, ferreiros e carpinteiros. Foi somente no início do século XX, com a chegada dos italianos, que o bairro mudou de perfil e adquiriu uma característica comercial, com a abertura de vários estabelecimentos e serviços.

Atualmente, o bairro Mercês Curitiba ainda mantém muitos traços desse passado, com uma economia que é gerada, principalmente, pelo setor comercial e de serviços. Devido a esse movimento econômico muito ativo na região, o bairro Mercês se tornou uma das regiões mais valorizadas e privilegiadas da cidade.' 

Para ampla visualização clique na foto.

“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”

(Antonio Roberto de Paula)

 Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil

 (44) 99156-1957

Museu Esportivo © 2016 Todos os diretos reservados

Logo Ingá Digital