Acervo do MEM / Boneco do Ingazinho

Boneco do Ingazinho. Criado em 1991 por Maurício de Sousa para a Prefeitura do Município de Maringá. 

Entrada: 16 de abril de 2021

...................................................................................

Maurício de Sousa cria o Ingazinho para Maringá

Dentro da estratégia de divulgar Maringá em nível nacional, destacando suas potencialidades, em primeiro lugar a qualidade de vida, a prefeitura contratou o cartunista Mauricio de Sousa para que fosse criado um personagem para a propaganda da cidade. A primeira aparição da figura com o nome de Ingazinho foi para promover a proteção ao patrimônio público. Nessa campanha, divulgada em uma revista em quadrinhos, Ingazinho percorria os pontos turísticos da cidade ao lado dos personagens da Turma da Mônica.

O Ingazinho passou a fazer parte de todas as peças publicitárias do município e presença constante nos eventos realizados pela prefeitura. Durante a gestão de Ricardo Barros, ações de marketing foram realizadas para chamar a atenção e buscar o reconhecimento de diferentes entidades nacionais e internacionais. Para isso, a prefeitura utilizou-se de figuras de grande apelo popular em âmbito nacional. Em 1992, Maringá foi reconhecida pelo Unicef, com o prefeito recebendo a Medalha World Summit for Children United Nations – Prêmio Criança e Paz. Além desses impressos distribuídos gratuitamente para alunos da rede pública e privada da cidade, o Ingazinho também ganhou um desenho animado.

Esse investimento fez com que houvesse certa preocupação na continuidade do uso da imagem do mascote. Assim, o personagem foi oficializado como símbolo gráfico do município por meio da Lei Municipal nº 2.921/91. Durante a gestão de Ricardo Barros, o Ingazinho passou a ser referência em praticamente todas campanhas institucionais e educativas promovidas pelo Executivo. Com o fim do seu mandato, a gestão Said Ferreira tratou de engavetar o mascotinho da cidade que teve dois anos de vida útil.

Ingazinho é o protagonista na sua primeira e única aparição. Feito por uma campanha promocional, ele estreou em 'Maringá – A Cidade do Futuro', de Setembro de 1991.

(Fonte:Livro “Maringá 70 anos – a cidade contada pelos que viveram sua história”, editado pela Unicesumar, tendo como autores Antonio Roberto de Paula, Dirceu Herrero Gomes, Miguel Fernando Perez Silva e Rogério Recco, 2017, 2018) 

 

.....................................................................

Características e traços

Ingazinho é inteligente e esperto, apesar da alegria dele de morar em Maringá, Ingazinho sempre fica chateado e triste ao observar vandalismos na cidade em que vive, por isso, ele tem como objetivo alertar as crianças sobre a importância em vigiar o patrimônio público. Apresenta um cabelo castanho e pele clara, seu tamanho é igual ao de todos da Turma, junto com a sua idade, 7 anos.

Ele usa uma camiseta branca, onde, no centro, há a letra 'M' de Maringá da cor vermelha (curiosamente, a letra muda constantemente para 'I' de Ingazinho/Ingá). Ele também usa um boné amarelo com a letra 'M' (na edição, em baixo da letra 'M' está escrito Maringá), ele usa também um shorts preto (que muda aleatoriamente para azul) e um tênis da cor vermelha com detalhes brancos. Com seu carisma e companheirismo com a cidade de Maringá, Ingazinho se tornou a motivação principal das campanhas institucionais do município.

Ingazinho é tranquilo, simpático e divertido, ele também demostra compaixão com todos os moradores da cidade. Sua experiência como líder também é visto na edição, para o bem da cidade e de todos os indivíduos, Ingazinho fala que a Turma deve zelar pelo o que é nosso, e fala várias maneiras de como cuidar bem do patrimônio.

História

Maringá: A Cidade do Futuro

Em sua primeira aparição, Ingazinho é visto chamando Mônica pela manhã, depois de acordada, Mônica pergunta o porque de Ingazinho ter a chamado, ele fala para ela juntar toda a turma para cuidar de Maringá, apesar de Mônica falar que a cidade está em bom estado. Depois de chamar CascãoCebolinha e Magali, todos vão de bicicleta para a cidade, durante a caminhada, Ingazinho fala sobre os cuidados de Maringá com os seus habitantes, apesar de em algumas ocasiões, é visto vandalismo e desprezo com a cidade.

Após chegarem ao parque, Ingazinho mostra os animais a turma e também os belos lugares em volta. Logo depois ele fala que o que mais gosta da cidade é que todos os seus habitantes, até mesmo as famílias carentes, tem suas casas para morar em Maringá, e logo apresenta as creches da cidade.

Ele também mostra o melhor nas escolas e na universidade, mas fala que alguns habitantes da cidade não mostra zelo com o que tem, e por isso ele chamou toda a turma, ele quer uma campanha de defesa para Maringá, dando conselhos de como zelar com o que é seu.

Depois de vários patrimônios municipais (entre o lazer e a assistencialidade) consertados, a cidade de Maringá fica agradável novamente! Em gratidão eterna pelos serviços prestados em resposta ao carinho pela cidade, Ingazinho leva a turma para conhecer a bela praça da catedral, terminando a história.

Outras aparições

Além da HQ 'Ingazinho e a Turma da Mônica - Maringá: A Cidade do Futuro', que foi a principal aparição do personagem, Ingazinho já apareceu em um cartão postal de natal em 2005.[1] Atualmente, Silvio Barros II começou a usar a imagem do Ingazinho em eventos e, inclusive, nos caminhões de lixo da cidade, etc.

Criação e concepção

Ingazinho foi criado sobre um contrato firmado entre a administração municipal de Maringá e os Estúdios Mauricio de Sousa, a criação de Ingazinho teve como objetivo torna-lo a principal motivação das campanhas institucionais do Município de Maringá e a preservação do patrimônio público.[2] Ingazinho atualmente é o símbolo gráfico oficial da cidade.[3] [4]

De acordo com a Lei 2921/91, de 11 de setembro de 1991, institui Ingazinho como personagem gráfico oficial do município de Maringá, sendo que cópias de terceiros são proibidas e a caracterização dos desenhos exemplificativos fazem parte somente a Maringá, sendo que sua utilização deve-se de um contrato com o município.

A caracterização de Ingazinho foi desenvolvida por Mauricio de Sousa durante a administração de Ricardo Barros, há mais de 20 anos, o documento firmado entre a MSP e Ricardo continha o uso do personagem com alguns cuidados. Atualmente, Silvio Barros II começou a usar a imagem do Ingazinho em eventos e desfiles e, inclusive, nos caminhões de lixo da cidade, estilização em praças públicas, etc.

Descrição

'Com vistas a reforçar a imagem de Maringá como um oásis de prosperidade no Estado do Paraná. (…) Apresenta uma nítida intenção didática que busca educar a população a partir das faixas etárias vinculadas ao ensino fundamental e reforçar a ideia de Maringá como 'Cidade Verde', lugar de excelente qualidade de vida.'

— Dedicatória, por Ricardo Barros.

Ingazinho é descrito como um personagem que incentiva as crianças de como cuidar bem de seu patrimônio público, ou seja, o lugar de onde mora. Foi, verdadeiramente, a mascote da cidade durante a administração do prefeito Ricardo Barros (1989-1992), que hoje é deputado federal.

Depois de tempos esquecido da existência de Ingazinho, a imagem do personagem voltou a ser usada em eventos maringaenses nos últimos anos. Curiosamente, o prefeito de Maringá, hoje, é Silvio Barros II, irmão de Ricardo.

 

(Fonte:https://monica.fandom.com/pt-br/wiki/Ingazinho)

 

.......................................................................................

 

LEI Nº 2921/91


INSTITUI O 'INGAZINHO' COMO PERSONAGEM GRÁFICO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ.


Autor: Poder Executivo.

A CÂMARA MUNICIPAL DE MARINGÁ, ESTADO DO PARANÁ, aprovou e eu, PREFEITO MUNICIPAL, sanciono a seguinte LEI:

Art. 1º Fica instituído o 'INGAZINHO' como personagem gráfico oficial do Município de Maringá, caracterizado nos desenhos exemplificativos, que passam a fazer parte integrante desta Lei, na forma de anexos.

Art. 2º A utillização do personagem 'INGAZINHO' poderá ser franqueada a terceiros, mediante contrato firmado com o Município de Maringá.

Parágrafo Único - Os recursos advindos dos contratos firmados na forma deste artigo serão destinados à Fundação de Desenvolvimento Social de Maringá.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 4º Revogam-se as disposições em contrário.

Paço Municipal 'SILVIO MAGALHÃES BARROS', 11 de setembro de 1991.

Ricardo José Magalhães Barros
Prefeito Municipal

Galeria de Fotos

“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”

(Antonio Roberto de Paula)

 Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil

 (44) 99156-1957

Museu Esportivo © 2016 Todos os diretos reservados

Logo Ingá Digital